incertezas

Reunião do Cepe irá definir como será o próximo semestre na UFSM

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Em reunião aberta na tarde desta sexta-feira, a UFSM condicionou a volta presencial das atividades à melhora da situação pandêmica. De acordo com o reitor Paulo Burmann, a  Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deve discutir e votar sobre como será o primeiro semestre de aulas em 2021. A tendência é de que o semestre comece, mais uma vez, de forma remota. Ainda não há data para que se tenha essa definição. 

A reunião desta sexta aconteceu via Google Meet, com transmissão pelo Youtube. Estudantes, professores e servidores puderam enviar seus questionamentos, que foram respondidos pela reitoria. A principal dúvida, quanto ao início do primeiro semestre de 2021, ainda segue sem uma resposta definitiva, devido ao período de incertezas enfrentado durante a pandemia. 

- Tudo está sendo discutido em comissões, mas os estudantes podem ficar tranquilos, que serão avisados com bastante antecedência para que possam retornar a Santa Maria com muita calma. Só na nossa Casa do Estudante, com o retorno das aulas presenciais, o número de moradores chegará a 2,6 mil. É muita gente. Temos cerca de 25 mil alunos no total. Hoje, não tem como voltar, não teríamos como garantir uma segurança para toda essa gente - afirma o reitor. 

VÍDEO: veja dicas de Química e Biologia para o segundo dia do Enem

De acordo com Burmann, a recuperação das atividades práticas que não puderam ser feitas no primeiro semestre de 2020, serão realizadas quando houver condições, mas também sem confirmação de datas, por enquanto. Estágios e outras atividades presenciais específicas para formandos, estão sendo discutidas separadamente de acordo com a necessidade de cada curso. 

- Sabemos que a aula online, pelo Rede, não é o ideal. Mas, é uma alternativa de continuar o ensino e não prejudicar mais ainda os estudos enquanto não se tem uma segurança sanitária. Quem achar que não consegue aprender, pode voltar depois da pandemia. Por isso, desde o ano passado, estamos com os trancamentos, transferências e matrículas flexibilizados - destaca o vice-reitor Luciano Schuch.

CALENDÁRIO ACADÊMICO
O Calendário Acadêmico da UFSM prevê que o segundo semestre de 2020 da instituição seja encerrado em 13 de fevereiro de 2021, de forma remota. Após esta data, a UFSM está prevista a adoação de um Calendário Suplementar. As aulas que precisam ser recuperadas, principalmente as práticas, serão realizadas no período suplementar. Para que esse calendário comece é preciso, primeiro, que o Comitê de Biossegurança aprove o retorno presencial.   

A previsão era de que essa suplementação começasse em março de 2021, durando 15 semanas. Se essa possibilidade se confirmar, as aulas do primeiro semestre de 2021 começariam apenas em junho. Mas, como dificilmente as atividades presenciais sejam liberadas até março

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segundo dia de Enem tem movimento tranquilo e poucas filas em Santa Maria Anterior

Segundo dia de Enem tem movimento tranquilo e poucas filas em Santa Maria

Veja como consultar local de prova do Enem Digital Próximo

Veja como consultar local de prova do Enem Digital

Educação